Caracóis Doces

 
Andava há que tempo para por a mão nesta massa… Mas fui adiando, umas vezes por isto, outras por aquilo, até que num destes domingos em que choveu toda a tarde, não fui de modas… A lareira estava acesa, o ambiente acolhedor, nada melhor que preparar uma massa… Vamos então amassar!!! O certo é que passei a tarde toda na cozinha, a fazer outras coisas, é claro, mas tudo relacionado com paparocas… Oh! Mãe… Podes fazer waffles para o lanche… Pronto está bem… Eu gosto de estar em movimento na cozinha…


Bom a receita da massa de brioche estava num livrinho e a receita dos caracóis estava noutro… O Melhor da Pastelaria… Eram uns livros de oferta de uma marca de açúcar. A receita dizia creme de pasteleiro, mas eu como tinha lá doce de ovos, que era só juntar água, açúcar e bater, ficando pronto a usar, optei logo por essa opção… Lá por estar toda a tarde na cozinha, não implica não simplificar!


Adorei estender a massa e dar-lhe umas quantas voltas… O que não me agradou muito foi depois de ter cortado a torta em fatias e ter deixado novamente a levedar, com água quente por baixo, ao fim de uma hora… estavam quase na mesma… Pouco se tinham mexido… Mas acabei por me alegrar, quando as comecei a ver crescer quando já estavam há alguns minutos no forno. Acabei por as deixar os 35 minutos com calor por cima e por baixo e depois liguei a ventilação durante mais 5 minutos, para ganharem um bocadinho de cor. A receita dizia para pincelar os caracóis com ovo batido antes de irem ao forno, mas acabei por me esquecer… Penso que também não lhes fez grande falta…


  
Ingredientes:
Massa de Brioche
600 g de farinha
120 g de açúcar
3 ovos
100 g de manteiga
1,5 dl de leite morno
15 g de fermento fresco
1 pitada de sal

Recheio:
Doce de ovos
150 g de frutas cristalizadas
50 g de sultanas
Vinho do Porto
Geleia de marmelo

Preparação:
Dissolva o fermento no leite morno. Adicione-lhe 100 g de farinha; amasse muito bem e deixe levedar durante 10 minutos. Coloque a restante farinha numa tigela; junte o açúcar, os ovos e o fermento já levedado. Adicione a manteiga e o sal. Amasse muito bem, cubra com um pano e deixe levedar, até dobrar de volume.

Misture as frutas cristalizadas com as sultanas e deixe a macerar em Vinho do Porto. 

Depois, estenda a massa sobre uma superfície enfarinhada, até obter uma espessura fina. Dobre a massa em quatro e volte a estendê-la da mesma maneira. Barre-a com o doce de ovos; escorra a fruta cristalizada e distribua por toda a massa. Enrole a massa como se fosse uma torta. Corte a torta em fatias e coloque-as espaçadamente, sobre um tabuleiro forrado com papel vegetal não aderente. Deixe as fatias levedarem por mais uns minutos, em local aquecido. Leve os caracóis ao forno, pré-aquecido a 170º C, durante cerca de 35 minutos. Retire-os; deixe-os arrefecer e pincele-os com a geleia aquecida.




Bom Apetite!


Marta

5 comentários:

  1. Adoro! Traz-me recordações da minha infância, de ficar à espera que o carro do padeiro chegasse para poder comprar um! Adorava as frutas cristalizadas! Ficaram lindos! Vou levar a receita para fazer e matar saudades! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Adoro ...adoro e esses além de lindos tem um aspecto super delicioso.
    Boa semana

    ResponderEliminar
  3. Lindos e delicioso!! adoro vou levar a receita. Beijinhos
    http://asreceitasdasisi.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. estão perfeitinhos ;)
    lindos e apetitosos
    beijinhos
    Carla

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...