Tronco de Natal


Olá 2017

Espero ao longo deste ano conseguir continuar a partilhar uma das coisas que mais gosto de fazer. Assim sendo, vou começar partilhando um dos elementos que mais gostei de confecionar e fez parte das nossas festas, que foi este tronco muito simples e bem saboroso. Quero agradecer à minha querida mana, que gentilmente me ofereceu alguns dos enfeites que apliquei no tronco e lhe deram uma certa graça.




Ingredientes:
Para o bolo
2 ovos
67 g de açúcar
67 g de farinha com fermento
1 c. (de chá) de fermento
20 ml de leite
Raspa de limão

Para o recheio e cobertura
Doce de ovos

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Forre um tabuleiro retângular com papel vegetal não aderente. Peneire a farinha com o fermento. Reserve. Com a batedeira na velocidade máxima bata as gemas, metade do açúcar, o leite e a raspa de limão até obter uma mistura fofa, espessa e volumosa, entre 7 a 10 minutos.

Numa taça à parte, bata as claras em castelo. Quando estas começarem a espessar junte aos poucos o restante açúcar e continue a bater até ficarem firmes. Junte metade das claras à mistura das gemas e envolva suavemente, sem bater, até ficar homogéneo. Depois junte as restantes claras e envolva novamente. Aos poucos junte a mistura de farinha e continue a envolver suavemente, até obter uma mistura homogénea. Transfira a massa para o tabuleiro previamente preparado, com a ajuda de uma espátula espalhe a massa. Leve ao forno até estar cozido (cerca de 10 minutos). Retire o bolo do forno e desenforme-o para cima de um pano polvilhado com açúcar. Descole de imediato o papel vegetal, mantendo-o por cima do bolo até ele arrefecer.

Espalhe depois metade do recheio em todo o bolo. Enrole cuidadosamente com a ajuda do pano e deixe assim durante algum tempo. Depois desenrole o pano e apare a torta nas duas extremidades com um corte oblíquo. Com um bocado do recheio, cole os dois cortes, dando um efeito de tronco. Barre o tronco a toda a volta com o restante recheio, deixando os topos visíveis. Decore a gosto.



Bom Apetite e Bom Ano!



4 comentários:

  1. Adoro tronco de Natal, o teu ficou lindo.
    A serra ficou perfeito em cima do tronco.
    Boa semana

    ResponderEliminar
  2. O tronco ficou bem bonito :) Gostei da decoração.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Que tronco lindo,...
    Feliz Ano Novo 2017,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  4. Este tronco tem aspeto delicioso! Gostei! :-)
    www.osdiasdanossavida.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...