Mil Folhas com Creme Pasteleiro

Já tinha feito esta receita há muito tempo e já estava com saudades de repetir a experiência, mas desta vez com uma ligeira alteração no creme, que se revelou fantástico.

O mesmo não posso dizer da minha falta de habilidade a preparar a glace… Como me lembrava que da outra vez tinha escorrido ligeiramente, pensei para mim, que desta vez tal não ia acontecer e não é que voltei a fazer asneira!?!

Estava tão agitada, mas tão agitada, que não consegui dar conta do recado!!! A massa, apesar de eu a ter picado bastante antes de ir ao forno, cresceu imenso… sim devia de a ter voltado a picar assim que começou a crescer, mas estava a fazer outras coisas ao mesmo tempo e não consegui fazer isso a tempo…

É o que faz querer fazer tudo e mais alguma coisa, mas apesar de tudo, eu gosto da minha própria agitação/confusão na cozinha ao domingo à tarde…

O mais importante é que ficou mesmo muito bom! E as minhas cobaias fartaram-se de elogiar este enorme mil folhas… O mais certo é voltar a repetir a receita o mais breve possível, para ver se fica como tinha idealizado para esta vez... Até as riscas ficaram finíssimas...



Tempo de preparação: 40 m
Dificuldade: *
Vegetariano: não
Para crianças: sim
Ingrediente principal: massa folhada
Prato: bolo


Ingredientes:
1 massa folhada retangular
2,5 dl de leite
75 g de açúcar
1 casca de limão
13 g de farinha de trigo
13 g de farinha maisena
2 gemas
1 clara
200 g de açúcar em pó
1 c. (de sopa) de cacau em pó



Preparação:
Prepare o creme: Ferva 2 dl de leite com metade do açúcar e a casca de limão. Misture o restante açúcar com a farinha e a maisena. Junte o restante leite, que reservou frio, e misture. Acrescente as gemas ao creme anterior e misture bem. Verta-lhe o leite quente, mexendo sempre. Leve a cozer, até ficar espesso. Retire a casca de limão do preparado e transfira-o para outro recipiente. Tape-o com película aderente, colando-a ao creme, para não adquirir crosta, e deixe-o arrefecer.

Ligue o forno a 180º C. Estenda a massa folhada, pique-a com um garfo e corte-a em três retângulos. Leve ao forno, até ficar dourada. Depois de cozida, retire-a do forno.

Coloque o creme num saco de pasteleiro com boquilha lisa e cubra a superfície de dois retângulos. Sobreponha-os.

Prepare a glace: Numa tigela, bata a clara em espuma. Junte o açúcar em pó aos poucos. Continue a bater até obter uma mistura espessa, lisa e brilhante. Separe 1/3 deste preparado e junte-lhe o cacau, mexendo bem, reserve.


Barre o terceiro retângulo com a glace branca, espalhando-a com uma espátula. Coloque a glace de cacau num cartucho de papel vegetal e faça riscas paralelas sobre a glace branca. Com um palito, “risque” linhas transversais. Deixe secar.



Aceitam uma fatia?





Beijinhos e fiquem bem.

© Marta ©



15 comentários:

  1. Adoro, o teu mil-folhas tem um aspecto mesmo fantástico!

    ResponderEliminar
  2. Uiiiii que ia já uma bela e grande fatia.
    Adoro bolos folhados.
    Um mil folhas muito apetitoso.
    Beijocas doces

    ResponderEliminar
  3. Adoro e esse ficou fantástico e tão perfeito
    Adorei
    bj

    ResponderEliminar
  4. Eh pá, a mim parece-me perfeito, muito bonito, as riscas impecáveis!!! :)

    ResponderEliminar
  5. Oh miga, olha que a mim parece-me bem perfeitinho desculpa lá!! Olha que eu comia e de certeza que não me queixava!!! Eh Eh... Adoro!
    Beijinhos doces e um bom fim de semana para ti.

    ResponderEliminar
  6. Que folhadinho maravilhoso. Esta perfeito!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Eu sei que quando idealizamos algo e não fica exactamente como queremos, ficamos tristes...
    Mas Marta, este mil folhas está perfeito!! Já os vi bem menos apetitosos em pastelarias, feitos por profissionais :)
    Eu que não sou grande fã, estou literalmente a babar!!
    Há um grande fã de mil folhas cá em casa, mas eu acho que não tenho mãos para isto... :)

    ResponderEliminar
  8. Experimentei esta tua receita e adorei!
    Obrigada pela sugestão :)

    http://www.luisaalexandra.com/2014/02/mil-folhas-com-creme-de-pasteleiro.html

    ResponderEliminar
  9. Olá que maravilha de folhados!! vou experimentar, adoro o seu blog!!
    Acho que todos devemos dar força para continuar, pois aprendemos muito convosco.
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário e pela força!
      Espero que continue a passar por aqui :)

      Eliminar
  10. Ola Marta passei por ca par te conhecer , e adorei o teu blog, muito bem feito e com muito gosto e carinho
    beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...