Bolo Fofo com Creme de Pasteleiro Caseiro

Dia de aniversário da filhota… Bolinho para levar para a escolinha. Bolinho para o jantar em família. Vamos lá ver o que vai sair…

Depois de dar uma vista de olhos às receitas já testadas, a escolha recaiu novamente na massa que até agora me transmite mais sabor e fofura… Se era para uma fofinha, tinha que fazer um bolo fofo. Depois da massa, faltava escolher o creme… Também não era difícil. Das experiências mais recentes com cremes, já tinha a escolha acertada. Muito melhor do que os preparados!

Faltava escolher as decorações que iria utilizar (Já tinha partilhado umas ideias com a aniversariante, mas faltava separar as decorações para os 2 bolos)… Os formatos já estavam escolhidos… Tudo Ok! Planeamento feito, cozinha vazia, vamos lá colocar a batedeira a funcionar que temos bolinhos para fazer.





Tempo de preparação: 60 m
Dificuldade: **
Vegetariano: não
Para crianças: sim
Ingrediente principal: leite
Prato: bolo


Para o bolo
4 ovos
135 g de açúcar
135 g de farinha
1 c. (de chá) de fermento
40 ml de leite
raspa de limão


Para o recheio
5 dl de leite
150 g de açúcar
1 casca de limão
25 g de farinha de trigo
25 g de farinha maisena
4 gemas



Preparação:

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma redonda de 22 cm de diâmetro com manteiga, forre o fundo da forma com papel vegetal também untado. Polvilhe com farinha. Peneire a farinha, com o fermento. Reserve. Com a batedeira na velocidade máxima bata as gemas, 50 g de açúcar, a raspa de limão e o leite até obter uma mistura fofa, espessa e volumosa, entre 7 a 10 minutos. Numa taça à parte, bata as claras em castelo. Quando estas começarem a espessar junte aos poucos o restante açúcar e continue a bater até ficarem firmes. Junte metade das claras à mistura das gemas e envolva suavemente, sem bater, até ficar homogéneo. Depois junte as restantes claras e envolva novamente. Aos poucos junte a mistura de farinha e continue a envolver suavemente, até obter uma mistura homogénea. Transfira a massa para a forma previamente preparada, com a ajuda de uma espátula espalhe a massa. Leve ao forno até estar cozido (cerca de 20 minutos). Retire do forno e deixe arrefecer.

Creme:
Ferva 4 dl de leite com metade do açúcar e a casca de limão. Misture o restante açúcar com a farinha e a maisena. Junte o restante leite, que reservou frio, e misture. Acrescente as gemas ao creme anterior e misture bem. Verta-lhe o leite quente, mexendo sempre. Leve a cozer, até ficar espesso. Retire a casca de limão do preparado e transfira-o para outro recipiente. Tape-o com película aderente, colando-a ao creme, para não adquirir crosta, e deixe-o arrefecer.

Divida o bolo ao meio com a ajuda de uma faca ou utensílio próprio. Recheie o bolo com o creme já frio. Coloque a outra parte e barre o bolo a toda a volta. Decore a gosto.


  
Notas:
- Para facilitar e agilizar a confeção do bolo deve preparar o recheio com antecedência. Eu preparei-o à hora de almoço para utilizar à noite.

- Para a decoração utilizei coco ralado azul e na falta de stock (do Intermarché) de coco ralado verde, substituí por bolachas Oreo moídas, a simular o chão, afinal de contas a Primavera ainda não chegou :)

- A placa com a dedicatória, fiz em E.V.A. utilizando aquelas réguas com o abecedário, uma simples caneta preta, uma tesoura de corte com efeitos, dois paus de espetada, um pouco de cola e estava feito.

- Gostei muito do resultado final.




Beijinhos e fiquem bem.




8 comentários:

  1. Está lindo, parabéns!!! e pelo aniversário da Diana, bjs

    ResponderEliminar
  2. Mas que lindo bolo, ficou perfeito,parabens para a princesa!

    ResponderEliminar
  3. Lindo bolo amiga, imagino a alegria da filhota, parabéns a ela e a ti, bjokas

    ResponderEliminar
  4. O bolo ficou mesmo muito bonito, os meus parabéns!

    ResponderEliminar
  5. lindo... como sempre!!! E até parece grandito, para a quantidade dos ingredientes!!;) Acho que se eu fizesse com as mesmas quantidades não ficava tão alto!! :(

    bjs

    ResponderEliminar
  6. O bolo ficou lindo. Parabéns à filha e à mãe.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...