Molotof com Cobertura de Leite Creme e Canela

Às vezes dou por mim a pensar como é que eu consigo juntar tantas claras! Será que só utilizo gemas nas minhas receitas? Mal me descuido, já tenho umas 18-20 claras congeladas…
 
Solução rápida e prática… Molotof. Não tem nada que enganar e desaparece num instante de tão fofinho que é… Quase que parece uma nuvem…
 
Para variar desta vez coloquei uma cobertura de leite-creme, que fiz mesmo antes do almoço.
 


Tempo de preparação: 30 m
Dificuldade: *
Vegetariano: não
Para crianças: sim
Ingrediente principal: claras
Nº de porções: 12
Prato: sobremesa





Ingredientes:

Para o molotof
16 claras
16 c. (de sopa) de açúcar
2 c. (de sopa) de caramelo líquido
manteiga q.b.


 
Para a cobertura
Preparado para leite-creme
Canela em pó

 

Preparação:
Ligue o forno a 180º C. Bata as claras em castelo e adicione o açúcar aos poucos, batendo sempre. No final incorpore bem o caramelo líquido.

 

Unte uma forma de chaminé com manteiga e coloque dentro o merengue. Com a ajuda de uma colher compacte bem para minimizar os buracos, de modo a que o molotof fique mais perfeitinho.

 

Leve ao forno cerca de 16 minutos. Passado esse tempo, desligue o forno e deixe o molotof arrefecer completamente lá dentro.

 

Perto da hora de servir, prepare o leite-creme de acordo com as instruções da embalagem e deite por cima do molotof. Polvilhe com canela em pó. Leve ao frigorífico e sirva bem fresquinho.

 

Notas:

- Eu geralmente bato metade das claras de cada vez, para me facilitar a operação.

- Desde que as claras fiquem bem batidas, num merengue bem firme, o sucesso desta receita é garantido.

- A fase inicial antes de ir ao forno, é a fase final depois de frio.

- O meu só começa a crescer, quando desligo o forno.












Acompanhem O Cantinho da Marta no Facebook.
 
© Beijinho desta vossa amiga MARTA ©



8 comentários:

  1. Os teus molotofs ficam sempre fantásticos!

    ResponderEliminar
  2. Tem um aspecto simplesmente maravilhoso!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Ficou lindo e com essa calda ficou bem guloso
    bj

    ResponderEliminar
  4. Olá,
    Ficou grande e lindo, adoro molotof e com este creme hum.....
    Beijinhos
    Paula

    ResponderEliminar
  5. Adoro molotof, adoro! Por mais que coma, não me farto!
    E esse ficou bigggggggg
    lindo!
    bjinhos

    ResponderEliminar
  6. Adoro molotof, adoro!
    E esse ficou bigggggggg.
    lindo!
    bjinhos

    ResponderEliminar
  7. Esse leite creme é péssimo! Parece mais granulado que outra coisa. Para ficar saboroso, o leite creme tem de se caseiro e levar as gemas que sobraram, ou seja, quantidade de claras do molotof é igual à quantidade de gemas do leite creme. É por isso que não como molotof fora de casa, sabem todos a plástico ou oxigénio.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...