Bolo de Noz com Cobertura de Doce de Ovos

Na passada semana, foi dia de aniversário lá por casa! O Pappy completou 35 primaveras…
 
O bolo que tinha idealizado, era mais uma vez o bolo de bolacha tradicional, por ser mais simples e para não ter que ligar o forno, mas quase há ultima da hora, mudei de opinião e graças a uma publicação que vi no blog da Anabela. Achei logo que seria a opção ideal para o jantar de aniversário em família… E não me arrependo nada, porque o bolo foi bem elogiado e ficou aprovadíssimo! Obrigada Anabela, por esta doce partilha.
 
O bom mesmo, foi que o Pappy uns dias antes tinha partido uma caixa cheia de nozes… Ele sabe que eu gosto petiscar umas nozes quando chego a casa e ele sempre que pode dá-me uma ajudinha!  Um querido, por isso é que teve direito a um bolinho assim, bem fofo e húmido.
 






Ingredientes

Massa:
8 ovos
180 g de açúcar
1 c. (de chá) de fermento em pó
160 g de miolo de noz moído

 

Doce de ovos:
200g de açúcar
200ml de água
8 gemas
1 casca de limão


 
Preparação:
Ligue o forno a 190ºC. Unte com margarina uma forma com 25 cm de diâmetro. Coloque uma rodela de papel vegetal não aderente no fundo. Polvilhe a lateral da forma com um pouco de farinha. Reserve. Bata as claras em castelo firme. Reserve. Com a batedeira, bata bem as gemas com o açúcar até obter um preparado fofo e esbranquiçado. Junte depois o fermento em pó e o miolo de noz moído. Por fim, envolva as claras em castelo. Misture bem com uma vara de arames. Verta a massa na forma, alise a superfície e leve a cozer durante, cerca de, 30-40 minutos. Desenforme depois de frio. Cubra com o doce de ovos e decore a gosto.  

 

Para o doce de ovos:
Leve ao lume a água com o açúcar e a casca de limão, mexa até que o açúcar se dissolva e deixe fazer uma calda. Após isto, deixe arrefecer um pouco. À parte bata ligeiramente as gemas com um garfo e passe-as por um passador fino. Adicione depois as gemas à calda, envolvendo sempre com uma vara de arames. Leve novamente ao lume, mexendo sempre até engrossar um pouco. Deixe arrefecer e aplique depois no bolo.



Notas:
- Para a decoração utilizei fios de ovos feitos por mim, que podem ver aqui como é relativamente fácil obter uma boa quantidade para um simples bolo. Usei 6 gemas e ainda me sobraram fios :)
 
- Para as decorações de chocolate, coloquei uns cubinhos de chocolate a derreter em banho-maria e depois coloquei num cartucho feito com papel vegetal, desenhando de seguida sobre papel vegetal não aderente.
- Para as flores, folhas e números usei pasta de açúcar.
- Tanto os fios de ovos, como as restantes decorações foram feitas no dia anterior.




 




Uma fatia!!! Que tentação!







Acompanhem O Cantinho da Marta no Facebook.

© Beijinhos ©
 
 
 
 
 
 

7 comentários:

  1. Muitos parabéns, o bolo ficou muito bonito!

    ResponderEliminar
  2. Martinha, o bolo ficou lindíssimo e certamente uma grande delicia parabéns para o Pedro e também para ti...um beijinho aos dois e que conte muitos mais:))

    ResponderEliminar
  3. Olá....
    Muitos parabéns ao Pedro..... O bolo está esplêndido de aspecto.... Adorei.....
    Beijocas
    Leonor

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Parabéns ao Pappy e à cozinheira, o bolo tá lindo =)

    ResponderEliminar
  5. O bolo ficou tão lindos
    E o interior uma tentação,gostei muito
    bjs

    ResponderEliminar
  6. parabens ao teu marido e a ti o bolo ficou mt bonito bjs bs

    ResponderEliminar
  7. Que bolo lindo!!!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...