Bolo Rei

Para o lanche de aniversário do meu pai, também decidi fazer um bolo-rei, e em boa hora o fiz, porque modéstia à parte, foi bastante elogiado! Todos quiseram provar!!! E eu toda contente!!! :) Depois de ter o bolo de aniversário quase pronto, ainda faltavam uns pequenos apontamentos, coloquei as mãos na massa e toca a amassar!
 
 







Ingredientes:
750 g de farinha de trigo
25 g de fermento de padeiro
3 dl de leite
1 ovo
2 gemas
100 g de açúcar
75 g de manteiga
1/2 cálice de Vinho do Porto Branco
raspa de 1 laranja
passas
pinhões
nozes
amêndoa laminada
fruta cristalizada

Decoração:
ovo batido
frutos secos
fruta cristalizada
açúcar em pó
geleia

Preparação:
Misture 250 g de farinha de trigo com o fermento, o leite, o ovo e as gemas. Amasse bem e deixe levedar cerca de 30 minutos. Unte um tabuleiro com manteiga e forre-o com papel vegetal, também untado e polvilhado com farinha. Noutro recipiente, amasse a restante farinha com o açúcar e a manteiga. Junte à massa anterior já levedada. Verta o Vinho do Porto e amasse. Envolva as passas na massa, assim como as nozes, as amêndoas, os pinhões e a fruta cristalizada. Amasse mais um pouco. Polvilhe a massa com farinha, tape-a com um pano e deixe-a levedar por 30 minutos. Com as mãos, dê a forma pretendida à massa. Coloque o bolo no tabuleiro e, com um copo enfarinhado, faça um buraco no centro. Ligue o forno a 190ºC. Pincele o bolo com ovo batido, decore-o com frutos secos. Deixe descansar por 10 minutos. Leve-o, de seguida, ao forno e coza-o entre 30 a 35 minutos. Pincele-o com geleia e coloque montinhos de açúcar em pó a gosto.
 

Notas:

- Saiu do forno direitinho para a festa, difícil foi ir no carro com aquele cheirinho!!!
 
- A primeira massa que se amassa fica um preparado líquido... Só para não se assustarem se quiserem experimentar!
 
- Sim, eu adoro fruta cristalizada!!!
 
- Espero que gostem!
 
 
 
 
 
 

26 comentários:

  1. Adorei a receita!!! tem um aspecto fantástico!
    beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  2. como eu gosto de bolo rei... o seu parece óptimo, acho que é uma boa receita para eu experimentar...
    beijinho

    ResponderEliminar
  3. Marta... o teu bolo rei ficou lindo :D
    Eu pessoalmente prefiro o bolo rainha mas... com bolo rei quentinho acho que não conseguiria resistir kkkk

    Bjokas

    ResponderEliminar
  4. Ficou muito bonito, eu também já fiz, mas na máquina de fazer pão :-)

    ResponderEliminar
  5. O bolo rei ficou lindo! que pena n
    ão poder provar uma fatia! ;)
    Bjs
    Paula

    ResponderEliminar
  6. Excelentr bolo rei amiga o papa ficou momadinho
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Qué bonito te ha quedado, se ve maravilloso y no dudo que también esté buenísimo. Ojalá pudiera comerme un trozo ahora.
    Me encanta tu cocina, me quedo como seguidora y te invito a que pases por mi cocina.
    muchos besos
    Leny
    www.cocinademuertelenta.com

    ResponderEliminar
  8. Adoro bolo rei :) As saudades que eu tenho do tempo que vinha com o brinde e a fava :(
    beijinhos,
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Marta,
    Ando mesmo com vontade de fazer bolo Rei e agora vendo a tua receita ainda mais.
    Dá ideia que não é difícil, vamos lá ver se tenho coragem e deito mãos à obra :)
    O teu está lindo e o interior com um aspeto delicioso :) hummm quentinho então estou a imaginar :))
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  10. Que aspecto fabuloso! Parabéns ao Pai :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. O teu bolo rei ficou com um aspecto fantástico!!! E quentinho... Huuum!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  12. Ficou lindo eu adoro bolo rei...adorei o teu.
    bjs

    ResponderEliminar
  13. Ó Marta que aspeto mais delecioso, e logo eu que gosto tanto
    Diziam que dava muito trabalho e nunca tentei fazer , pode ser que seja desta
    Beijinho

    ResponderEliminar
  14. aiai ja cheira mesmo a Natal rsrs ele esta 5* mt bonito parabens tens umas maos de fada bravo bjs

    ResponderEliminar
  15. O teu bolo está tão lindo! Já comia uma boa fatia!

    ResponderEliminar
  16. Marta, o teu bolo ficou lindo e certamente delicioso...um beijinho.

    ResponderEliminar
  17. esse bolo rei ficou um espectáculo.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Esse bolo rei, ficou lindo e delicioso certamente,...bem consigo imaginar o sabor,...
    Beijinhos,
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  19. Adorei a receita Marta! Parece fácil. Vou tentar copiar. Bjusss.

    ResponderEliminar
  20. Ficou tão lindo o bolo, Marta, que até parece que sinto o cheiro a sair do forno.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  21. Marta, tienen razón en querer un pedacito! Yo también quiero,qué maravilla!!!!

    Besos...

    ResponderEliminar
  22. Oi Marta, me desculpe a demora em visita-la.Estou aos poucos colocando em dia as visitas.Parabéns pelo bolo rei que fizeste para seu pai, parece delicioso.Também gosto muito de frutas cristalizadas.Beijos querida e uma linda noite.Obrigada por tudo querida.

    ResponderEliminar
  23. Ficou uma maravilha o teu bolo rei.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  24. Estou encantada com o teu blog e com os teus trabalhos. Tens umas maos de fada. Gosto de tudo sem excepcao.
    Beijinho
    Maria

    ResponderEliminar
  25. Experimentei esta tua receita e gostei imenso, obrigada por partilhares!
    http://www.luisaalexandra.com/2014/12/bolo-rei-bolo-rainha-bimby-thermomix.html

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...