Os Meus Moldes para Decoração de Bolos e Doces


Vamos lá desmistificar o meu segredo, que não é segredo nenhum, em relação ao modo como eu executo os moldes que utilizo frequentemente para decorar os meus bolos e doces.



Geralmente faço os moldes em folhas de acetato ou separadores plásticos, basicamente com o que tenho há mão. Quando penso num determinado molde, tenho que ser rápida para o executar senão lá se vai o entusiasmo e a inspiração.



Escolho o desenho, estrelas, letras ou outra coisa qualquer. Dimensiono e arranjo os desenhos utilizando o PowerPoint e o Word de acordo com as necessidades ou o tamanho das formas que utilizo e imprimo para um papel.





Em cima de um vidro coloco o desenho e por cima a folha de acetato ou o separador plástico e depois com a ajuda de um x-acto e de uma régua se necessário, vou cortando os desenhos. Uso fita-cola para colar o acetato à folha de papel e uma lâmina nova para cada desenho! Só assim se conseguem bons resultados e quase perfeitos, porque é tudo trabalhado à mão. O vidro por baixo do papel serve para ajudar o x-acto a deslizar melhor.





No caso de serem desenhos pequenos como uma letra ou uma estrela, geralmente espeto um alfinete com cabeça, para depois retirar mais facilmente o molde sem estragar a decoração e tem funcionado bem.




Uma vez quando utilizei letras, se não fosse o alfinete, depois de as polvilhar com canela, já não sabia onde é que estava o molde. E assim foi só puxar devagarinho!






Espero com esta explicação ter ajudado! Agora mãos há obra e executem os vossos próprios moldes personalizados!




Sim, eu sei que aqui disse que ia fazer um sorteio para oferecer moldes personalizados feitos por mim, mas como se pode verificar, não houve muitos interessados, logo não justifica estar a fazer um sorteio e assim sendo optei por publicar a minha técnica. Existem outras certamente, mas esta é a que eu ponho em prática quase sempre e é muito boa, porque é só lavar e secar os moldes que estão prontos para nova utilização.




A primeira vez que me lembrei de criar um molde do género foi para o 1.º aniversário da minha filhota, queria decorar o arroz doce e queria que ficasse certinho e daí surgiu-me a ideia de criar os moldes em plástico, que são muito duradouros e higiénicos.



Para o feltro, cortiça, ganga… utilizo praticamente a mesma técnica! O X-Acto é o meu aliado de grande precisão, faz o que a tesoura nem sempre consegue…



De qualquer modo, se alguém estiver interessado em obter algum dos meus moldes já aqui publicados em alguma receita ou outro qualquer, é só deixar um comentário, que assim que eu tiver oportunidade, respondo.



Espero ter ajudado!

2 comentários:

  1. Fiquei elucidada mas, honestamente não tenho tempo nem paciência paratal.........mas que adoro as tuas decorações~adoro...sempre lindissímas
    beijinho

    ResponderEliminar
  2. Amiga, só o trabalhão que isso não deve dar!!Mas realmente é uma boa ideia, gostei muito e quando tiver um pouco de paciência sou capaz de fazer alguns para mim!
    Beijinhos e obrigada por partilhares!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...